top of page

A ÂNCORA DA ALMA – I

Texto: Hebreus 6.17-20 

Objetivo: Devocional (Expositivo)

Introdução

 

- Âncoras reais: At 27.29, 30 e 40.

- Âncora metafórica – Hb 6.19: esperança

- Esperança é um dos temas prediletos do autor aos Hebreus (3.6; 6.11; 7.19 e 10.23).

- “Esperança não é um estado passivo e patético de espera para que algo aconteça” (James Steward).

- É a fonte de energia que nos move a trabalhar em prol da justiça na terra, de uma vida íntegra e reta diante de Deus e dos homens.

- “Ter esperança é esperar com disciplina”

 

1. O que é uma âncora e para que serve?

a) Instrumento náutico pesado, geralmente de metal, que prende, em fundos rochosos, lodosos ou arenosos, temporariamente uma embarcação na posição desejada.

- Nós temos promessas poderosas para manter firme e seguro o barco de nossa vida, se não as abandonarmos (Cl 1.21-23).

b) Existem vários modelos de âncora, conforme a embarcação e o local de ancoragem, mas todas têm a mesma função.

- Diferentes igrejas e formas de socorro. Todas, âncoras seguras? 

c) A âncora mais comum é a chamada “almirante”, formada por uma haste terminada pela cruz, à qual se ligam os braços com patas pontiagudas e espalmadas.

d) Tem um anel-argola ou arganéu em cima para fixação da amarra (corrente de ferro ou corda grossa) à embarcação.

e) Tem garras, ou “unhas”, que se fixam no fundo rochoso do mar.

f) O cabo deve ter de três a oito vezes o tamanho do barco, somado à profundidade onde a embarcação vai ser ancorada, para que a âncora possa se arrastar até achar um terreno firme e se agarrar.

g) Tem uma cruz para fixar o arinque, que liga a uma boia, para sinalização do local da âncora. A boia mostra onde está a âncora. A boia é a Palavra, é a igreja, são os crentes fiéis que apontam para a esperança, mostram onde está a esperança.

h) Usam-se as expressões: "Levantar âncora" (içar) = partir, e “baixar âncora” (fundear) = fixar em algum lugar. Mesmo estando neste mundo, nossa âncora está firmada no Céu, além do véu.

I) A função da âncora é permanecer fixa no fundo do mar, sejam quais forem as condições marítimas dentro e fora do mar.

 

2. Por que a âncora se tornou um símbolo cristão?

a) Assim como a CRUZ representava a salvação em Cristo, o PEIXE, a comunhão com irmãos e identificação com os irmãos em Cristo, a ÂNCORA também foi um símbolo significativo para os primeiros cristãos, representando a firme esperança nas promessas de Cristo.

- O desenho da âncora-cruz é encontrado nas catacumbas (túmulos subterrâneos em Roma), onde os primitivos cristãos perseguidos adoravam a Deus.

- Simboliza ESPERANÇA.

- Daí o autor de Hebreus em 6.19, referir-se à esperança como “âncora da alma”: “Temos esta esperança como âncora da alma, firme e segura”. A esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro e firme o barco. 

 

A âncora de nossa alma traz à embarcação de nossa vida:

1. Segurança:  Impedindo que ela seja movida para além do que a âncora permite. Não se desloca para longe. Muita gente sem esperança tem conduzido o barco de sua vida para longe de Deus, à deriva, sem direção e em mar revolto.

 

2. Firmeza: Não a deixa arrebentar-se nas pedras, rochedos. Ela garante sua integridade. Muitas pessoas, por falta de esperança, estão arrebentando suas vidas.

 

3. Estabilidade: Não tomba, não perde o equilíbrio. Quanta gente perde o equilíbrio, diante das dificuldades e tragédias.

- Esta é a âncora da convicção do cristão, ao saber que sua estabilidade vem da força de sua fé e da sua esperança firme nas promessas da Palavra de Deus.

- O juramento foi feito por Deus, jurou por si mesmo, pois não tinha maior, e sem ter necessidade, pois não mente. Sua promessa imutável se dirige a nós.

 

Nós quem? 

a) Nós os “herdeiros da promessa” (v.17 - Filhos de Abraão).

b) Nós, os que “já corremos para o refúgio” (v.18ª; Sl 46.1).

c) Nós os que tomamos “posse da esperança que nos estava proposta” (v.18b). Agarramos e mantemos firme a âncora de nossa esperança.

bottom of page