
Introdução
O que é sabedoria: “A sabedoria é para a mente o que a saúde é para o corpo”.
a) Quando não há saúde todo corpo sofre. Quando não há sabedoria muitos sofrem. Sem saúde o corpo enfraquece, sem sabedoria o bom senso enfraquece.
b) A sabedoria é o uso ou a aplicação do conhecimento, do saber, com sensatez, prudência, compaixão, ética e moderação.
c) A educação do bom caráter no lar, na escola, na igreja e em outras instituições é, na verdade, a capacitação para a sabedoria. Quem tem um bom caráter é sábio, pois usa o conhecimento com sabedoria.
d) Com sabedoria, percebemos e escolhemos o que é de valor e de bem, para nós e para os outros.
e) Sem uma utilização sábia, o conhecimento pode causar danos à humanidade.
f) A sabedoria é o uso do conhecimento com objetivo correto, ou seja, para o bem de todos e de maneira moralmente correta.
g) A sabedoria é a base para se tomar boas decisões na vida pessoal e profissional; a pessoa sábia mostra maior equilíbrio emocional ao tomar decisões.
h) Sabedoria, portanto, é conhecer coisas corretas e importantes para fazer escolhas adequadas.
i) Ter conhecimento é imprescindível para agir e tomar decisões. Sem a sabedoria, não há boas decisões.
j) Todas as experiências pelas quais passamos ao longo da vida aumentam o nosso conhecimento e aperfeiçoam a nossa sabedoria, permitindo que tenhamos uma compreensão mais ampla e clara dos caminhos possíveis a seguir.
Características de pessoas sábias
a) São humildes e reconhecem que não sabem tudo e que sempre precisam aprender e ouvir as pessoas mais sábias.
“A convicção de ignorância é a porta de entrada ao templo da sabedoria” (C. H. Spurgeon)
b) Sabem quando ouvir, quando se calar e quando falar.
c) Absorvem os ensinamentos das boas e das más experiências suas e dos outros e não repetem seus erros.
d) Focam naquilo que realmente importa na vida.
e) Cuidam de si mesmos: física, emocional, social, intelectual, ética e espiritualmente, sem descuidar de alguma dessas áreas.
f) Diversificam suas fontes, recursos e conexões de aquisição de conhecimento e na formação da sabedoria, pois ser sábio é resultado de tudo que vivenciamos: cursos que fizemos, fé que abraçamos, viagens que realizamos, conversas que protagonizamos, atividades que executamos, problemas que resolvemos, filmes que assistimos, livros que lemos. Enfim, qualquer experiência de aprendizagem pode ser recurso para a construção da sabedoria.
“Examinando tudo e retendo o que é bom e promove o bem” (1Ts 5.21).
g) Estão sempre se avaliando para descobrirem fraquezas, vícios, visão de mundo distorcida e comportamentos que estão prejudicando sua caminhada e que precisam ser revistos e superados, às vezes, com a ajuda de outras pessoas, mas principalmente com a ajuda divina.
A fonte maior da sabedoria e de todo o entendimento
“Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes” (Tg 1.17).
“Porque o Senhor dá a sabedoria. Da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade” (Pv 2.6,7).
Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém (Rm 11.33-36)